quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A natureza

As belezas naturais são destaque da cidade, contamos com aproximadamente 14 quedas d'água, junto a Mata Atlântica e a Serra. Estas belezas naturais são um convite à exploração de trilhas, rios e  cascatas. No verão as pessoas podem desfrutar de águas límpidas e piscinas naturais, porém a altitude  da região serrana durante o inverno, com baixas temperaturas chega  até nevar.
Para quem ama a natureza, aprecia a tranquilidade e vem para respirar o ar puro, se extasia na beleza e nas paisagens que encontra em Riozinho. Também está inserido em uma das áreas de grande valor ecológico: a Reserva da Biosfera da Mata atlântica, considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Na fauna são encontrados espécies como o bugio ruivo, jaguatirica, o veado mateiro, a lontra e a iguaninha.

Todo passeio pode ser prazeroso e tranquilo, porém deve ser planejado, em alguns lugares os caminhos estão com buracos e são estreitos, sendo que os rios também podem ter armadilhas, sendo que devemos respeitar e tomar as devidas precauções.
Muitas pessoas praticam esportes radicais como rappel, montain bike, motos, cavalgadas e caminhadas.

Um evento que gostaria de chamar atenção é para a Cavalgada M'Bya Guarani que acontece à 9 anos, no primeiro semestre. Um evento humanitário que integra famílias, pessoas que gostam de cavalos de municípios da região. É feita uma arrecadação de alimentos e roupas que são doados ao cacique e este distribui aos índios.
                                                http://inema.com.br/mat/idmat026351.htm/
 


Pontos Turísticos mais visitados:
Cascata do chuvisqueiro
A cascata tem uma queda d'água de 70 m  que espalha gotículas de água numa área de 100 m de distância. Possui área para banho, camping e um bar precário. A profundidade do poço é a causa de alguns afogamentos, principalmente por visitantes que desconhecem o lugar.
O que chama a atenção é o arco-íris, que todas as de tardes de sol se forma próximo as pedras.

Parque Municipal do Conduto

Situa-se à 3 Km da sede, possui área para camping e alojamento.As atrações são um aqueduto de 1,8 Km de extenção, é patrimônio histórico e arquitetônico de 1945. Possui também pequenas cachoeiras, piscinas naturais propícias para o banho, trilhas na mata e passagem pelo rio, não há ponte. Deve-se tomar cuidado com as cheias do rio e a profundidade das piscinas. O lugar é impressionante.      
                                                             http://rsmc.vilabol.uol.com.br/condutos2.html 
A construção do conduto é parte da história do município, uma obra que para a época (1944), estava muito a frente de outras construções.
Por incentivo do governo os agricultores começaram a plantar o trigo, uma variedade que se adaptou bem ao clima da região. Surge então outra dificuldade, precisavam transportar o trigo a Porto Alegre para moer.
Foi então que o Sr. Abel Pretto teve a idéia de construir o moínho, atendo as necessidades dos colonos. Ele havia estudado no Colégio Marista em POA, portanto tinha um conhecimento de física que outros moradores não tinham, juntamente com o marceneiro Adelino Mázera iniciaram a construção do aqueduto. Arroios foram represados para criar um reservatório, e um sistema de vasos comunicantes foi criado. O canal  de 1.800 m foi construído para levar a água a uma turbina, movida pela força da água, gerava energia para se distribuída na vila e mover o moinho.
Criaram a Agro-Moageira Riozinho S/A, tendo inclusive uma filial em Porto Alegre.
As pedras para a construção da base foi retirada do próprio paredão, os tijolos para acabamento e a construção do prédio foram fabricados por uma olaria da própria empresa. A energia produzida iluminou a vila por muitos anos e impulsionou o progresso industrial do local. Cidades de maior porte ainda não possuiam energia elétrica.
Referências bibliográficas:
- PRETTO, Marlene. Aspectos históricos e geográficos do município de Riozinho. 1.ed. Porto Alegre: FTD,2009. 88p.
- SANTOS, Wilson. Imagens do Sul: Serra e vale do Paranhana. 4.ed. Porto Alegre: Nova Prova.
- Imagens Rosa Maria Morschel Smaniotto Acervo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário